Ontem, dia 13 de julho, foi o Dia do Rock. Mesmo sendo conhecido por “Dia Mundial do Rock”, a data é comemorada somente no Brasil. Sua existência faz referência ao dia 13 de Julho de 1985, quando ocorreu o evento Live Aid. Foram promovidos simultaneamente shows em Londres, na Inglaterra, e Filadélfia, no Estados Unidos. Ambos foram transmitidos ao vivo para diversos países com a presença de The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Black Sabbath, entre outros, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia.

Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências diferentes, até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de “liberdade” e “expressão”.

Um dos mais antigos e expressivos movimentos da cidade é o Ensaio de Rua, que atualmente passou do 45ª edição e traz bandas independentes. O Ponto Multicultural em 2014 apoiou e acompanhou o 41º Ensaio de Rua, destaque para as bandas The Gilligans e Aminésia.

Porém, seguindo a história nas redes sociais, em fevereiro de 2015 foi criada a fanpage História do Rock Alvoradense de autoria de Ricardo Bolonha Ramos e Artur Madruga. A página busca resgatar a história em fotos e fatos do rock na cidade. Quem se aventurar por ali vai poder encontrar raridades como reportagens e fotos antigas. Entre elas separei algumas:

Banda Atari
Banda Atari
Banda Black Beatles, no Manicômio Bar, em 1998
Banda Black Beatles, no Manicômio Bar, em 1998
Banda 4HP
Banda 4HP

Aguardo ansiosa que este projeto não pare e continue a nos trazer a história da nossa cidade, não somente para quem viveu, mas para os amantes do rock alvoradense.

E aproveito para lembrar que em agosto vai estar em Alvorada Tequila Baby. Quem não viu, ou ainda não adquiriu seu ingresso pode pegar informações na página do evento.

Curta a nossa página no Facebook do Ponto Multicultural: