Foto: Cristine Rochol / PMPA / OA

As altas taxas de ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em Porto Alegre são um reflexo da expansão do novo coronavírus nas cidades da Região Metropolitana.

Dados sobre a internação em UTIs da Capital por cidade de origem indicam que Alvorada segue como a cidade com mais pacientes internados.

Nesta quinta-feira (2), pouco antes da Secretaria Estadual de Saúde confirmar mais três óbitos de moradores de Alvorada em decorrência da Covid-19, o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira, afirmou em entrevista à Rádio Guaíba que 10 moradores de Alvorada ocupavam leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte da Capital.

O número de pacientes de Alvorada representa 10% do total de leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19. Trata-se, segundo Oliveira, do segundo município com maior taxa de atendimento, atrás apenas de Porto Alegre.

Ainda de acordo com o diretor-presidente do Conceição, desde o início da pandemia mais de 5 mil moradores da cidade já foram atendidos no local com sintomas gripais. Igualmente o número representa o segundo maior contingente de atendimentos por local de residência, atrás apenas da quantidade de pacientes da própria Capital.