Inaugurada a sala da Procuradoria Geral da Mulher Vera Machado Griebler

Nome é homenagem àquela que por anos foi solidária com a comunidade alvoradense

913
Foto: Augusto Alves / Câmara de Vereadores / Divulgação / OA

Oficializada no final de abril a Procuradoria Geral da Mulher, além de ser mais uma ferramenta na defesa dos direitos e do bem-estar de todas as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade, prestou uma justa homenagem ao inaugurar seu espaço. Vera Lúcia Machado Griebler, falecida recentemente vitima da Covid-19 e que por muitos anos se dedicou à comunidade carente de Alvorada através de ações na Igreja Católica e Lions Clube, foi o nome escolhido para a sala da Procuradoria.

A partir de agora haverá atendimento diário e regime de plantão, sempre que necessário, em uma sala localizada no térreo da Câmara de Vereadores de Alvorada

O objetivo, afirma a procuradora vereador Nadir Machado (PTB), é fortalecer o empoderamento feminino para que se possa apoiar aquelas que se encontram na zona de vulnerabilidade, ofertando um espaço de acolhimento e recepção aos seus enfrentamentos. O espaço será um importante órgão de debate, fiscalização e intermediação entre os órgãos  competentes que resguardam e protegem a integridade física e/ou moral da mulheres.

Esta é a primeira Procuradoria Geral da Mulher em um município gaúcho, tendo como sub procuradora a vereadora Giovana Thiago (PT). As duas assumem os cargos por dois anos, sem possibilidade de recondução. O atendimento pode ser realizado ou agendado pelo fone (51) 3483.9444, com a professora Sonia do Nascimento. Não há custo extra à Câmara de Vereadores, pois os funcionários envolvidos são cedidos pelos gabinetes.

Cerimônia

A inauguração da sala aconteceu em cerimonia realizada na tarde desta terça-feira (15) no plenário da Câmara e contou com a presença de amigos e familiares da homenageada Vera. Entre as amigas, as participantes da Confraria Mulheres à Frente, que contava com a participação e incentivo de Vera desde a sua criação.

Destaque para a presença de Michele Griebler, filha de Vera e que deverá dar prosseguimento ao trabalho assistencial da mãe; delegada Samieh Saleh, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Alvorada; secretárias do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Jocélia Wunder; da Educação Neuza Machado e da Saúde, Neusa Abruzzi, e da ex-vereadora Claudia Kaeller que, junto com o presidente da Casa vereador Cristiano Schumacher, foi a proponente da Procuradoria Geral da Mulher.

O espaço recebeu a benção do padre Libanor Picetti, que lembrou a dedicação e carinho com que Vera realizava seu trabalho junto à comunidade carente, e ressaltou a importância da igualdade entre homens e mulheres, seja frente a seus valores pessoais como também espirituais.