O Serasa Experian informou nesta terça-feira (21) que o Indicador de Inadimplência do Consumidor registrou um recuo de 2% em 2013 quando comparado á 2012. Foi a primeira queda do índice em 13 anos.

Desde 2000, inicio da séria histórica o indicador, que não registrado um recuo anual. Em dezembro, a inadimplência do consumidos caiu 6,5% em relação ao mesmo período de 2012 esta foi a sétima queda consecutiva quando comparada à dezembro de 2012, mas teve alta de 2,7% quando a comparação foi feita com o mês de novembro.

Através de nota distribuída à imprensa nesta terça, os economistas do Serasa Experian atribuem o bom desempenho do indicador às baixas taxas de desemprego observadas em 2013 e maior preocupação dos consumidores em quitar os débitos ao invés de assumir novos financiamentos.

Ainda conforme os economistas da empresa, a queda de 2% na inadimplência no ano passado se deve, principalmente, pelo recuo de 9,4% no volume de cheques devolvidos por falta de fundos e pela redução de 4,8% na inadimplência de dividas não bancárias (cartões de crédito, carnês de lojas e prestadoras de serviços).

Em contrapartida, a inadimplência em relação aos bancos subiu 0,6% em 2013, enquanto o volume de títulos prestados teve acréscimo de 5,8%.

Fonte: O Alvoradense