Iniciou nesta segunda-feira (26) a imunização de jovens de 17 anos que apresentem comorbidades e gestantes com esta idade. A Secretaria Municipal da Saúde instalou o Centro de Vacinação no Ginásio Municipal Tancredo Neves e o atendimento acontece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e as 13h às 17h.
As grávidas devem apresentar exame médico que comprove, ou a Carteira de Gestante, além dos documentos já pedidos que são o Cartão SUS atualizado, CPF, documento com foto e comprovante de residência.
Já os adolescentes com comorbidades, devem adicionar laudo médico ou outro documento que comprove a doença e sua gravidade.
2ª dose
No local também sendo aplicada a 2ª dose das vacinas Pfizer e Coronavac, nas datas anotadas no Cartão de Vacina e a antecipação somente da vacina Oxford/AstraZeneca, em todos que deveriam tomar a 2ª dose até 05/08.
Para a 2ª dose é necessário apresentar Cartão SUS atualizado, documento com foto e Carteira de Vacinação.
Comorbidades em adolescentes
Segue a relação das comorbidades prioritárias:
HEMOGLOBINOPATIA GRAVE – atestado médico ou hemograma e eletroforese de hemoglobina;
DOENÇA CARDIOVASCULAR – atestado médico e/ou exame de imagem ou outros exames comprobatórios;
PNEUMOPATIAS CRÔNICAS GRAVES – exame de espirometria e/ou receita de corticoide de uso contínuo ou brocodilatador de longa duração de até três meses de antecedência ou alta hospitalar ou atestado médico com descrição clínica e justificativa para priorização na vacinação;
OBESIDADE GRAVE – a testado médico/declaração profissional da saúde (técnico de enfermagem, médico, enfermeiro ou nutricionista) peso e altura colocados na curva de IMC;
OUTROS IMUNODEPRIMIDOS – atestado médico ou exame comprobatório da doença;
DOENÇA NEUROLÓGICA CRÔNICA – atestado médico com descrição clínica e comprometimentos;
DIABETE MELLITUS – receita de insulina e/ou desagem de hemoglobina glicada alterada.