Estudantes que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012 podem se inscrever a partir desta segunda-feira no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os segundo semestre de 2013.

Cinquenta e quatro instituições públicas de ensino superior participam desta edição do Sisu com a oferta de quase 40 mil vagas em 1.179 cursos. O prazo segue até sexta-feira, dia 14.As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do sistema. Para participar, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do Enem.

• Passo a passo: Saiba como fazer a sua inscrição

O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa, em substituição ao vestibular tradicional. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato.

Os interessados poderão se inscrever em até duas opções de vaga e especificar sua ordem de preferência. O candidato precisa escolher também se concorre a vagas destinadas a ampla concorrência ou às cotas.

Diariamente o sistema divulga as notas de corte de cada curso até aquele momento, a partir das notas dos candidatos já inscritos. Durante o período de inscrição, o estudante pode alterar as opções feitas caso avalie que tem mais chance de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado dos aprovados em primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, dia 17. Os aprovados terão os dias 21, 24 e 25 de junho para efetuar a matrícula, caso contrário perdem a vaga.

Quem for selecionado para a segunda opção pode permanecer no sistema e aguardarem a segunda chamada, prevista para 1° de julho. Os aprovados na segunda chamada deverão fazer a matrícula nos dias 5,8 e 9 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir para ser incluído na lista de espera.

Fonte: Agência Brasil