Aulas na sede oficial devem iniciar no segundo semestre de 2015 | Foto: Instituto Federal / Divulgação / OA
Aulas na sede oficial devem iniciar no segundo semestre de 2015 | Foto: Instituto Federal / Divulgação / OA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou, ontem (19), no Diário Oficial, o aviso de licitação para a construção do bloco administrativo de estrutura pré-fabricada do Campus Alvorada. O documento está disponível no portal da IFRS.

A empresa contratada será responsável pela edificação da primeira parte da obra, com área de 2.727,02 m², no terreno de 7,95 hectares doado pela Prefeitura Municipal de Alvorada, localizado na rua Professor Darci Ribeiro, bairro Campus Verdes.

O bloco administrativo será constituído por seis pavimentos com: biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias. A abertura das propostas está marcada para o dia 14 de março.

De acordo com o coordenador de implantação do projeto, Fábio Marçal, a publicação do edital e o processo de contratação da empresa significa um passo importante na caminhada da construção do Campus Alvorada.  “Implica na materialização do Campus, com a construção de um prédio para o início de sua vida efetiva na cidade”, disse o coordenador.

Ainda de acordo com Marçal, a conclusão das obras, se tudo correr como planejado,  deve acontecer no segundo semestre de 2015, assim como o inicio das aulas.

“É difícil precisar data para a conclusão dessa obra. Estamos em um contexto de proliferação de obras públicas e privadas no Brasil, o que acarreta em certas dificuldades nas suas efetivações. Dando tudo certo, a obra de um prédio, começa no primeiro semestre de 2014. A conclusão desse prédio deve acontecer em 2015, algo que já possibilitaria o início das aulas no Campus Alvorada”, salientou.

Desde 2013 o IFRS está funcionando em sede provisória no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva.

Em 2013, ofereceu os cursos de Maquiador Cênico e Cuidador de Idosos (Programas Mulheres Mil), e de Operador de Computador e Cuidador de Idosos (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec).

Para 2014 foram pactuadas 180 vagas no Pronatec. “Teremos curso no sistema prisional (60 vagas), Cuidador de Idoso (30 vagas) Tecelagem (30 vagas) e pretendemos, junto com a Escola Estadual João Belchior Goulart, construir um curso na modalidade na modalidade Educação de Jovens e Adultos integrada a educação (PROEJA/FIC)”, informou Marçal.

Quando concluídas as obras de implantação do Campus Alvorada o IFRS atebderá 1.200 alunos em cursos técnicos e de graduação nas áreas de ambiente, saúde e segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e designe.

Fonte: O Alvoradense