Foto: Marcelo Pinto / A Plateia / Fotos Públicas / OA

O bairro Jardim Algarve, na zona Sul de Alvorada, tornou-se o bairro com mais casos confirmados da Covid-19. Neste domingo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reportou mais 10 pacientes diagnosticados na região e elevou o total para 82.

Também na zona Sul da cidade, o bairro Jardim Aparecida tem 71 casos já confirmados, a terceira maior quantidade.

Os bairros Sumaré, na região central, e Maria Regina, na zona Norte, possuem 73 casos confirmados cada um e estão em segundo lugar.

Juntos, os quatro bairros possuem 41% do total de casos já diagnosticados em Alvorada, que agora são 728. As mortes subiram para 17 na cidade.

Para acessar a lista completa de casos por bairros, clique aqui.

Escalada de casos

A análise dos dados indica que o novo coronavírus em Alvorada está em fase acelerada de contágio. Do total de casos oficialmente diagnosticados, 37% foram confirmados nos últimos 15 dias, entre 28 de junho e 9 de julho.

O primeiro caso foi confirmado na cidade em 16 de março. Foram necessários 79 para que a Alvorada reportasse o 100º caso, em 3 de junho. Mas, a partir daí, foram se passando cada vez menos dias para que mais 100 testes apresentassem resultado positivo para a Covid-19.

Foram oito dias para o caso 200, sete para o 300, cinco para o 400 e quatro para o 500. O caso 600º também levou quatro dias, assim como o 700º.

A média de novos diagnósticos reportados a cada dia também cresceu nas últimas semanas. Em abril, era em torno de 0,56. Subiu para 1,87 em maio e em junho deu um salto para 14,9. Nos primeiros nove dias de julho, a média diária de novos casos está em 22,4.

Ao analisar os dados por região, o bairro Jardim Algarve é justamente a localidade com mais casos confirmados nos últimos 15 dias. Foram 37 novos diagnósticos, o que representa 45% do total de infectados na região.

O bairro Sumaré reportou 33 casos neste período e na Maria Regina foram outros 32 confirmados para a Covid-19 no mesmo intervalo de tempo. No Jardim Alvorada, mais 23 moradores testavam positivo para o novo coronavírus nestas duas semanas.

No Umbu, que chegou a figurar como o bairro com mais casos na cidade, 10 novos moradores tiverem os testes confirmados nos últimos 15 dias, elevando o total na região para 61, agora a quinta maior quantidade.