Presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Osvaldo Santucci Junior, destaca programação da Feira do Livro | Foto:  Carlinhos Rodrigues / Divulgação / OA
Presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Osvaldo Santucci Junior, destaca programação da Feira do Livro | Foto: Carlinhos Rodrigues / Divulgação / OA

A preparação para o inicio das atividades da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre chega em sua reta final. A abertura oficial do evento acontece nesta sexta-feira (1º) e a feira se estende até o dia 17.

Neste ano, a programação terá mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens com 293 atividades.

Com o slogan Ler é Poder, os comerciais de TV e as peças gráficas são compostos por imagens de pilhas de livros que inspiraram Sigmund Freud, John Lennon e Steve Jobs. Como nas palavras cruzadas, os nomes deles são formados pelos títulos desses livros.

O patrono da 59ª Feira do Livro é o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer. Ele foi escolhido por representantes da área cultural dentre uma lista com dez finalistas e será empossado no dia 1º, data de abertura da Feira. A solenidade ocorrerá na Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega), às 19h.

A Alemanha será o país homenageado na Feira. Entre as razões da escolha do país, estão a realização da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014” e o fato de o Brasil ter sido  homenageado pela Feira do Livro de Frankfurt, que ocorreu em outubro deste ano. Uma série de atividades, em parceria com o Goethe-Institut, vão  movimentar os 17 dias da Feira na Praça da Alfândega. Estão previstos eventos nas áreas de literatura, quadrinhos, cinema e biblioteconomia.

Literatura de suspense é destaque na feira
A literatura de suspense, terror e fantasia terá destaque especial na Feira. Nos dias 9 e 10 de novembro, acontecerá o evento Tu Frankenstein 2, cuja programação prevê  trocas de ideias, participação em bate-papos, realização de oficinas literárias, apresentação de “Contos de gelar o sangue” e sessões de autógrafos. Alguns dos escritores convidados conviverão em regime de residência literária e criarão,nesse período, um conto, a exemplo da história da criação de Frankenstein.

A atividade reunirá autores internacionais como Francisco José Viegas (Portugal), Guadalupe Nettel (México), Alexis Aubenque (França), Sean Branney (USA), Gustavo Nielsen e Frederico Andahazi (Argentina).

A programação tem a parceria com o FANTASPOA e da Odisséia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, do qual participam Duda Falcão, João Pedro Fleck,  Max Mallmann,  Gustavo Czester, Cristopher Kastersmith, entre outros.

Do Tu Frankenstein 2, deverá resultar também a edição de livros no Brasil e na Argentina com os textos criados nessa experiência.

Fonte: O Alvoradense