Lançamento do livro reuniu 14 personagens já publicados na coluna Gente Nossa | Foto: Charles Scholl / Especial OA

patrocinadores_feiraUm documento que conta a história do município. Assim foi definido o livro “Gente Nossa, Alvorada como ela é” lançado na noite dessa sexta-feira, dia 10, na 14ª Feira do Livro da cidade. A obra reuniu histórias de vida de 32 alvoradenses que desde 2012 foram personagens da contracapa do jornal. A cerimônia de lançamento contou o a presença de vereadores, escritores, jornalistas, do prefeito Professor Serginho, além dos próprios personagens do livro.

A obra foi lançada pela Versus Editora e organizada pelo jornalista, diretor e fundador do jornal O Alvoradense, Jonathas Costas, que divide a autoria com outras quatro repórteres: Aline Vaz, Fernanda Escouto, Amanda Fernandes e Josélia Sales. De acordo com Jonathas Costa, o objetivo do livro era mostrar Alvorada como ela é. “Mostrar para o alvoradense, dar voz a nossa cidade”, explicou. O jornalista agradeceu aos personagens do livro que abriram as portas de suas casas e contaram suas vidas, seus projetos, seus sonhos para os repórteres. “Cada um nos proporcionou grandes momentos. Foi uma honra fazer esse trabalho”, avaliou.

O prefeito professor Serginho parabenizou a direção do jornal pela iniciativa dizendo que a obra é um registro da vida da cidade. “Parabenizo o jornal O Alvoradense pela iniciativa e quero lembrar a todos que o “Gente Nossa, Alvorada como ela é” foi o único livro alvoradense lançado na Feira do Livro de 2014.”

Os personagens presentes ao lançamento da obra não esconderam o orgulho e satisfação com o momento. ´

“É um documento histórico, uma ótima iniciativa” – Vera Junqueira

“Foi uma grande surpresa. A maior e melhor homenagem que uma pessoa pode receber em vida” – Irene Nunes

“Adorei o livro, ficou lindo. É um afago na alma. Algo que faz bem pro coração, fígado e pulmão” – Rogério Valim.

“É uma ideia maravilhosa, especialmente pra gente que faz trabalho voluntário, fica ali esquecidinho num campo. É muito importante” – Nelita Martins.

“É um trabalho digno da cidade, o encontro de pessoas que tem raízes em Alvorada” – Elias Valdez

“Uma ideia maravilhosa, inovadora” – Evandro Berlesi

“Gostei muito do livro. Ficou bonito” – João Guilherme Del Monego

“O trabalho ficou muito bacana” – Vladimir Kuse

“Bah, adorei” – Viviane Karkow

Painéis convidam a reflexão

A cerimônia de lançamento ocorreu na frente do estande do jornal O Alvoradense, mesmo local onde estão expostos vinte painéis fotográficos com cenas do cotidiano de Alvorada. De acordo com Jonathas Costa, que divide com Samuel Miranda a autoria da mostra, a intenção dos painéis é provocar uma reflexão sobre a realidade da cidade. “É para darmos valor ao que se tem e ao que se quer ter no futuro”, explicou o jornalista.

São fotos que retratam alagamentos, manifestações, desocupação, Desfile Farroupilha, Roda de Capoeira e o Carnaval. A mostra também não passou desapercebida pelo prefeito professor Serginho. “Muitas dessas fotos mostram um trabalho de prevenção que está sendo feito. Espero que no próximo ano alguns desses locais estejam diferentes. Vamos reconstruí-los”, assegurou o prefeito.

Fonte: O Alvoradense