Capoeira é apenas uma das atividades do Mais Educação na escola Alice de Carvalho | Foto: Colégio Alice de Carvalho / Divulgação / OA

O programa Mais Educação, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007, pretende aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades de esporte, lazer, apoio pedagógico, meio ambiente, direitos humanos, cultura, artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Em Alvorada várias escolas disponibilizam o Mais Educação para os alunos de todas as faixas etárias.
São aulas de música, teatro, capoeira, artes marciais, além das atividades de apoio pedagógico. Estes exercícios tornam a escola um espaço de acolhida das crianças, promovendo atividades fora de sala de aula.

Equipe do Mais Educação da escula Jango | Foto: Amanda Fernandes / OA

Luisa Ansolin, coordenadora do Mais Educação no colégio Estadual João Belchior Marques Goulart (Jango), destaca a importância das atividades do Mais Educação, tornando a escola um ambiente de acolhida aos alunos e reduzindo as desigualdades educacionais que podem existir no ambiente escolar.

O projeto, que no Jango conta com seis oficinas diferentes, é um sucesso entre os alunos e proporcionou à escola uma melhora significativa na qualidade. “O traba-lho praticamente dobra, o programa funciona como uma outra escola dentro da escola, é preciso garantir que tudo funcione, mas no final é muito gratificante”, destaca Luisa.
Em Alvorada, parte das escolas já conta com o programa e desenvolve, através de oficinas, a convivência e o aprendizado entre as crianças. Levá-las para a escola e tirá-las de situação de vulnerabilidade social é uma das principais bandeiras do projeto.

O Mais Educação da escola Alice de Carvalho, coordenado pela professora Lisiane Biscaíno Guedes, atende cem crianças e disponibiliza oficinas de música, capoeira, teatro, robótica, danças gaúchas e letramento.

Além do Jango e do Alice de Carvalho, o Mais Educação também está disponível nas escolas: Cléo dos Santos, Idalina de Freitas, Cecília Meirelles, Vilagan Cabrita, entre outras.

Cada uma das escolas que implanta o Mais Educação ganha benefí-cios, principalmente no que diz respeito ao crescimento dos alunos. Sem contar o desenvolvendo as habilidades e a cidadania das crianças.

 

Fonte: Amanda Fernandes / OA