Não podia ser melhor a estreia do Grêmio no Campeonato Gaúcho de 2013. Jogando na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a equipe treinada por Marcelo Mabília se impôs diante do Esportivo e venceu por 2 a 0, gols dos atacantes Lucas Coelho e Paulinho. Com o resultado, o Tricolor arranca na liderança do seu grupo.

Primeira etapa disputada

Num primeiro tempo muito equilibrado e de poucas chances de gol, o time de meninos do Grêmio, reforçados pelas presenças de Werley e Léo Gago, teve maturidade e tranquilidade para neutralizar o adversário e controlar o jogo em todos os momentos.

Na melhor chance do primeiro tempo, aos 17 minutos, Lucas Coelho trabalhou bem como pivô e ajeitou para Gustavo Xuxa, que arrematou forte da entrada da área para grande defesa do goleiro Fabiano. O time da Serra abusou das jogadas aéreas, mas sem nenhuma oportunidade clara. Seguro, o goleiro Busatto não permitiu oportunidades aos donos da casa.

Gustavo Xuxa teve grande atuação na partida | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / OA
Gustavo Xuxa teve grande atuação na partida | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / OA

Lucas Coelho e Paulinho brilham

O segundo tempo começou com Jean Deretti no lugar de Rondinelly no Grêmio. E o meia, recém-contratado junto ao Figueirense, estreou pelo Tricolor com uma grande jogada. Logo aos três minutos, deu um drible desconcertante no zagueiro Dirley e, não fosse uma grande defesa do goleiro serrano, marcaria um gol de placa.

O jogo seguiu muito parelho até os 30 minutos, com uma disputa acirrada no meio-campo e com as defesas se sobressaindo sobre os ataques. Mas com a entrada de Misael no lugar de Calyson, aos 27 minutos, o Grêmio tomou conta da partida. Posicionando Deretti aberto pela direita e Gustavo Xuxa pela esquerda, o time partiu para cima do adversário.

Com um maior volume de jogo e investidas pelos dois lados do campo, o centroavante apareceu. Aos 35 minutos, Lucas Coelho recebeu de Léo Gago na entrada da área, limpou dois zagueiros e bateu forte no ângulo. Primeiro gol do Grêmio no campeonato, primeiro gol do menino de Lages no time profissional.

Aos 36, o outro protagonista da partida ingressava em campo. Paulinho substituiu Gustavo Xuxa e, 5 minutos depois, deixou sua marca. Lucas Coelho disputou a bola com a zaga e acertou a trave. No rebote, Paulinho empurrou para as redes e sacramentou o resultado.

Paulinho precisou de 5 minutos em campo para marcar o segundo do Grêmio | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / OA
Paulinho precisou de 5 minutos em campo para marcar o segundo do Grêmio | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / OA

Taça Piratini – 1ª Rodada

Esportivo 0
Fabiano, Erick, Ediglê, Dirley e Anderson Feijão (Diego Campos); Fabio Oliveira, Mateus, Rafael Bittencourt e Filipe Athirson; Léo (Paulo Josué) e Gillian (Jaílton). Técnico: Luís Carlos Winck.

Grêmio 2
Busatto; Tinga, Gerson, Werley e Carlos Alexandre; Léo Gago, Ramiro, Calyson (Misael), Rondinelly (Jean Deretti) e Gustavo Xuxa (Paulinho); Lucas Coelho. Técnico: Mabília.

Gols: Lucas Coelho (35min/2ºT) e Paulinho (41min/2ºT).
Cartões amarelos: Ediglê e Fabio Oliveira (E); Léo Gago (G);

Local: Montanha dos Vinhedos.
Árbitro: Leandro Vuaden.

Fonte: O Alvoradense