Flagrante feito no sábado (4) mostra duas crianças pintando lápide no Cemitério Municipal de Alvorada | Foto: O Alvoradense
Flagrante feito no sábado (4) mostra duas crianças pintando lápide no Cemitério Municipal de Alvorada | Foto: O Alvoradense

Crianças entre seis e 16 anos foram flagradas na última semana trabalhando dentro do Cemitério Municipal de Alvorada. Elas cobravam de R$ 5 a R$ 10 para pintar lápides, serviço muito procurado nesta época do ano devido ao Feriado de Finados.

O Serviço de Abordagem de Rua da Secretaria de Assistência Social mapeou 35 menores de idade atuando no local. Elas devem ser encaminhadas para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) e o Conselho Tutelar para receber acompanhamento especial.

De acordo com Tiano Caduri, presidente do Comdica, a situação se repete todos os anos. “Tentamos fiscalizar, mas quando chegamos ao local eles fogem com os baldes de tinta”, explica ele.

O Conselho Tutelar foi informado do caso e a direção do Cemitério foi acionada para impedir a prática de trabalho infantil.

Flagrantes foram registrados ao longo de todo sábado. Em todos os casos, as crianças trabalhavam sem qualquer proteção.

Ainda segundo Caduri, há ainda outro agravante. “O mais absurdo é as pessoas acharem normal contratar estas crianças para fazer este tipo de serviço. Enquanto deixam seus filhos e netos jogando vídeo game ou navegando na Internet em casa, elas contratam crianças para trabalhar por uns poucos reais”, analisa.

Fonte: O Alvoradense