Candidata à Prefeitura pelo PR, Meri Brum foi sabatinada pela Acial | Foto: Jonathas Costa / OA

Durante sabatina com membros da Acial, a candidata Meri Brum (PR) apresentou os projetos de âmbito internacional que ela pretende trazer para Alvorada caso seja eleita. Segundo ela, seu plano de governo esta baseado no conceito de “Cidade Resiliente”, uma experiência nascida no México em cidades que conseguiram obter significativos resultados de transformação social.

Meri também citou exemplos da Cruz Vermelha e, na área de Educação, projetos de vivência digital em sala de aula que buscam a diminuição da evasão escolar. Acompanhada de parte de seus consultores, entre eles o ex-delegado da Polícia Federal José Francisco Mallmann, a candidata disse que foi buscar apoio de “de pessoas que sabem mais” do que ela para montar o que chamou de “rede de especialistas”.

Ao citar sua experiência política e sua relação com seu irmão, o ex-prefeito João Carlos Brum (PTB), Meri disse que a partir da eleição de 2008 se afastou dele por não concordar com questões estratégicas. “Acho que meu irmão fez um excelente primeiro governo (…), mas em 2008, quando um grupo político tão grande estava à frente da Prefeitura, eu vi que  que se perde meio que a mão da situação.”

Na sua visão, Alvorada precisa de um novo grupo de gestão que “tenha um projeto de tirar a cidade das mãos dos políticos e devolver para a população”. Ela também refutou a ideia de que para ser candidata a prefeita teria que primeiro concorrer a uma vaga na Câmara. “Onde é que está escrito isso?” Citando o exemplo de Fábio Branco, que foi prefeito de Rio Grande aos 26 anos, ela disse que é preciso ter “vontade e visão”.

Ela defendeu, ainda, como primeira ação de governo a criação de um plano de metas anual, focado no planejamento estratégico. Segundo ela, durante 90 dias o governo ouviria a opinião de 80 pessoas de diversas áreas da cidade para em conjunto determinar metas para a gestão nos próximo seis anos.

Confira os principais trechos da sabatina:

Fonte: O Alvoradense