Prefeito recebeu moradores na prefeitura durante a tarde deste sábado | Foto: Jonathas Costa/OA
Prefeito recebeu moradores na prefeitura durante a tarde deste sábado | Foto: Jonathas Costa/OA

O prefeito Professor Serginho se reuniu na tarde desta sábado (31) com representantes dos moradores do bairro Americana, atingidos pelas cheias há uma semana. O encontro foi marcado após uma manifestação que bloqueou a avenida Presidente Getúlio Vargas por uma hora na tarde da sexta-feira.

Durante a reunião os onze membros da comissão solicitaram que a prefeitura conceda isenção do IPTU em 2014 para quem mora área alagada.

De acordo com o secretário de Governo, Marcus Tiago, a solicitação será encaminhada para a Procuradoria do Município, que vai analisar a viabilidade legal da proposta. A previsão é de que em quinze dias a prefeitura possa responder a solicitação.

O grupo realizou, ainda, uma séria de perguntas para Serginho. Entre os principais questionamentos estava a obra do dique de contenção de cheias, a ser construído às margens do Arroio Feijó.

De acordo com o prefeito, o dique deve começar a ser erguido até o final deste ano. O prazo estipulado pelo Governo do Estado é 21 de dezembro, sob pena de perder a verba destinada para a obra, orçada em R$ 60 milhões.

Na sexta-feira (30) foi entregue a representantes da Caixa Econômica Federal o termo de referência para a obra. Cinco moradores foram eleitos para visitar à sede da Metroplan e verificar a documentação entregue pela prefeitura. O objetivo é criar uma fiscalização, por parte dos moradores, que seja permanente.

Eles também solicitaram que a verba destinada pelo Governo Federal para recuperar as áreas atingidas pelas enchentes seja aplicada nas casas alagadas. “Investimento em infraestrutura já é uma obrigação da prefeitura, queremos que o dinheiro ajude diretamente os moradores”, pediu um deles. “O prejuízo não é da cidade, é nosso”, analisou outra moradora.

Fonte: O Alvoradense