Grande parte do bairro Americana segue alagada neste final de semana | Foto: Jonathas Costa/OA
Grande parte do bairro Americana segue alagada neste final de semana | Foto: Jonathas Costa/OA

Choveu muito na Região Metropolitana na semana passada. Duas frentes frias que ficaram bloqueadas sobre o Estado e a formação de áreas de instabilidade fizeram rios transbordarem na região, inundando várias áreas e deixando muitas pessoas desabrigadas.

Em Alvorada, mesmo após quatro dias sem chover, a água continua dentro das casas nos bairros Americana e Nova Americana.

De acordo com o Clima Tempo, a chuva acumulada neste mês de agosto já atingiu quase o dobro da média. Até as 9 horas da manhã deste sábado, o acumulado estava em quase 250 milímetros, sendo que a média é de 137 milímetros. A maior parte dessa chuva (cerca de 160 mm) caíram entre os dias 23 e 27.

As previsões, no entanto, não são animadoras. Já neste domingo novas áreas de instabilidade junto com uma frente fria avançam pelo Rio Grande do Sul. A previsão é de que chova da tarde de domingo até a noite de segunda-feira.

Os volumes esperados não são tão expressivos quanto os que foram observados na semana passada, mas como o solo já está encharcado e o nível dos rios está muito elevado, qualquer chuva que caia agora é motivo de preocupação. Entre terça e quinta-feira o tempo seca novamente, mas já há expectativa de um novo evento de chuva no final da semana que vem.

Fonte: O Alvoradense