Ariano Suassuna morre aos 87 anos

Autor de “O Auto da Compadecida” e “O santo e a Porca” morreu aos 87 anos | Foto: Divulgação / OA
Autor de “O Auto da Compadecida” e “O santo e a Porca” morreu aos 87 anos | Foto: Divulgação / OA

Morreu na quarta-feira, dia 23, um dos autores mais renomados do país. Aos 87 anos, o paraibano Ariano Suassuna não resistiu à complicações de um AVC.

Ele estava internado desde em um hospital em Recife. Segundo o boletim médico, Suassuna faleceu às 17h15min devido uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. O velório aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, e o enterro no cemitério Morada da Paz, em Paulista, Recife.

Recuperação do Mercado Público recebe mais verba
As obras de restauração do Mercado Público de Porto Alegre receberam nesta sexta-feira, dia 25, a injeção de mais R$ 2,7 milhões da União para a conclusão dos trabalhos. A verba será destinada à empresa Metasa, responsável pela estrutura metálica do telhado do edifício.

De acordo com informações da prefeitura da Capital, o dinheiro chegará por etapas e não fará tanta diferença na obra do telhado, que já está em estágio avançado. A etapa considerada mais complexa será a de restauração das instalações elétricas do prédio. As empresas que realizaram a instalação em 1990 estão atualizando os projetos.

Neve em Santa Catarina

Paisagem foi pintada de branco na Serra catarinense | Divulgação / OA
Paisagem foi pintada de branco na Serra catarinense | Divulgação / OA

A previsão de uma nova onda de ar polar sobre o Sul do país se confirmou com a chegada do frio intenso em todo o Rio Grande do Sul e o primeiro registro de neve na madrugada desta sexta-feira, dia 25. O fenômeno aconteceu em Santa Catarina, no Morro da Antena, em Urupema, e no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, dois dos pontos mais altos do Estado catarinense.

No Rio Grande do Sul o fenômeno ainda não ocorreu, mas as regiões mais altas do Estado registraram no começo da manhã de sexta uma forte geada e temperaturas muito baixas. Foi registrado -0,1ºC na Fronteira Oeste. Na Campanha, os termômetros estacionaram na casa do 0ºC. Não está descartada a possibilidade de neve no território gaúcho.

Três quedas de aviões mataram mais de 700 pessoas
Um avião da Air Algérie que viajava de Uagadugu, em Burkina Faso, a Argel, caiu na quinta-feira, dia 24, com 118 pessoas a bordo. Segundo a empresa, que na manhã desta sexta-feira conseguiu localizar a caixa-preta da aeronave, nenhum dos passageiros ou integrantes da tripulação sobreviveram.

Na quarta-feira, um avião que tentava pousar durante tempestade em aeroporto de uma pequena ilha de Taiwan caiu e matou 47 pessoas. Os dois acidentes ocorrem menos de uma semana da queda do Boeing 777, da Malaysia Airlines, que foi abatido por um míssil. Na ocasião, 298 pessoas morreram.

Cálculo da desigualdade derrubaria IDH

Cálculo da desigualdade derrubaria IDH | Foto: Fernando Frazão / AgBR / OA
Cálculo da desigualdade derrubaria IDH | Foto: Fernando Frazão / AgBR / OA

Na 79ª posição no ranking internacional do desenvolvimento humano em 2013, o Brasil perderia 16 posições caso o cálculo da desigualdade fosse incluído. O IDH do país cairia 27%, de 0,744 para 0,542 por esse critério, fazendo o Brasil passar para a 95ª colocação.

Fonte: O Alvoradense