A mobilização contra a instalação de pedágio na ERS 118 foi retomada na noite de quarta-feira (31) por lideranças políticas e empresariais de Alvorada, Gravataí e Viamão em reunião realizada no município pelo Movimento RS 118 Sem Pedágio, coordenada pelo empresário Darcy Zottis.
O objetivo é barrar o projeto do governador Eduardo Leite de pedagiamento do trecho urbano de 16 quilômetros que abrange os três municípios, e que representa um alto custo para a população e para os setores empresariais de Alvorada, que registra os menores índices de PIB per capita do Estado.
“Depois de afirmar que havia desistido da ideia e assinar um documento se comprometendo a não pedagiar a rodovia para se reeleger governador, Eduardo Leite – mais uma vez- confirma ser um mentiroso contumaz e seguirá insistindo na ideia”, destacou a deputada Estadual Stela Farias (PT), presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS. Segundo Stela, é preciso implantar um novo projeto de desenvolvimento econômico e tecnológico para Alvorada, capaz de gerar trabalho e renda para os cidadãos e colocar a cidade em outro patamar econômico e social, mas sem pedagiamento. ”Precisamos retomar a agenda de mobilizações, para derrotar definitivamente o governo do Estado e salvar Alvorada e a nossa região deste descalabro”, salienta a deputada.
Como estratégia, o encontro definiu a volta das ações de mobilização, unindo todas as lideranças comunitárias, políticas e empresariais dos três municípios, para pressionar o Governo do Estado a rever seu projeto. “Vamos para as ruas e para as redes, para dialogar com a população e fortalecer a luta” ressalta Darcy Zottis.
Participaram ainda da reunião o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alvorada/Acial, Maurício Cardoso; secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico de POA, o alvoradense Douglas Martello; presidente do Rotary Alvorada, Márcio Manfroi; presidente CDL Viamão, Milton Pires; deputada Estadual Patrícia Alba (MDB) e a representante do deputado Estadual Capitão Martin (Republicanos), Mariana Bandeira.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Gabinete Deputada Estadual Stela Farias (PT)