Os quadros das salas de aula ficam visíveis somente em dias ensolarados | Foto: Divulgação Sima
As escolas privadas da cidade tiveram melhor rendimento no último Enem | Foto: Divulgação / Sima / Arquivo OA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quarta-feira, dia 5, o resultado preliminar, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. A divulgação das notas finais ocorrerá no dia 27.

Para ter a nota divulgada, é exigido que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes tenham feito o exame. Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular.

• ASSINE: Receba a edição impressa do jornal O Alvoradense em casa

Os dados abrangem resultados de 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954 estudantes fizeram o Enem. Em Alvorada, seis instituições tiveram as notas divulgadas, cinco delas da rede pública estadual. A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não apresenta a média geral em formato de ranking. O objetivo é diminuir o impacto da comparação direta entre as instituições de ensino. Além do governo, especialistas em educação apontam que o Enem é um elemento, mas não pode ser critério único para definir a qualidade de uma escola.

Escolas públicas
A comparação entre as médias aritméticas das provas objetivas mostra um abismo entre as escolas privadas e públicas.

No Enem 2014, só 93 escolas públicas entraram na lista das mil com as melhores notas. Isso representa menos de 10% do total. Apesar disso, esse número é um avanço em relação à edição anterior, quando só 78 escolas públicas (7,8% do total) estavam no grupo das primeiras mil colocadas.

materia-escola-enem-alvorada-rs

Realidade local
Repetindo o cenário padrão nacionalmente, a instituição alvoradense melhor colocada é particular. A Escola Luterana São Marcos teve a média das provas objetivas de 538,97 e ficou na posição 237 do ranking estadual e 4.536 na listagem nacional.

Completam a lista das instituições locais as escolas Antônio de Castro Alves (689º no ranking estadual e 8.655º no nacional), Gentil Viegas Cardoso (792º estadual e 9.553º nacional), Júlio Cesar Ribeiro de Souza (855º estadual e 10.163º nacional), Vale Verde (903º estadual e 10.589º nacional) e, por último entre as instituições da cidade com nota divulgadas, a Senador Salgado Filho (973º estadual e 11.369º nacional).

Fonte: O Alvoradense