A exemplo de cidades como Rio de Janeiro e Salvador, o prefeito de Alvorada Professor Serginho sancionou na última semana de 2013 uma nova lei proibindo jogar lixo nas ruas da cidade.

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), tanto população quanto agentes que irão trabalhar na fiscalização terão um prazo de 180 dias para conhecer as características da lei, além de participarem de um trabalho de conscientização, que deve ser iniciado nas próximas semanas.

A lei municipal 2740/2013, sancionada no dia 30 de dezembro, passa a determinar multa para quem for flagrado jogando lixo em locais inadequados. O valor pode variar entre R$ 121,13 a R$ 700.

Antes do inicio da fiscalização, uma campanha de conscientização será realizada pela Prefeitura para evitar a penalidade, que só acontece em caso de reincidência.

É também de 180 dias o prazo informado pela Prefeitura para a instalação de novas lixeiras ao longo da Presidente Getúlio Vargas. Com a retirada dos contêineres para as manifestações de junho de 2013, a avenida principal da cidade ficou praticamente sem nenhuma lixeira, o que acaba incentivando a população ao descarte incorreto de resíduos.

Fonte: O Alvoradense