Eles estão por aí, à procura do seu voto para ocupar uma das 17 cadeiras da Câmara Municipal de Alvorada. Neste ano, 206 candidatos estão aptos a receber votos no dia 7 de outubro.

Em um levantamento profundo, O Alvoradense apresenta o perfil dos candidatos deste pleito.
O partido que mais possui representantes à vereânça é o PDT, com 32 candidatos. Em seguida vem o PTB, com 28, e o PSB e PT, ambos com 26.

Em se tratando de coligações, apesar de haver apenas duas na eleição para prefeito, na esfera dos vereadores se formaram seis. A Renovação e Ação (PPS, PHS, PMN, PV e PSDB), União por Alvorada (PDT e PSL), Força Popular e Democrática (PMDB, PR, DEM e PCdoB) e PT e PP (formada pelas siglas de mesmo nome), possuem 34 candidatos cada uma. A Avança Alvorada (PRB e PTB) possui 33. PSB e PSD também formaram coligação e englobam 30 candidaturas. Apenas sete candidatos são realizaram coligação.

Alguns dados supreendem: dentre os 206 candidatos, dois se declararam analfabetos. A lei permite que analfabetos se candidatem a cargos nas Câmaras Municipais. O mais novo dentre todos tem apenas 19 anos. Há ainda candidatos do Paraná, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso. Mais da metade são de Porto Alegre, e apenas 50 de Alvorada. Nove dos atuais vereadores tentam a reeleição.

Abaixo você confere estes e outros dados que apresentam um retrato fiel da eleição de 2012 em Alvorada.

 

Fonte: O Alvoradense