Corsan e Prefeitura prestam esclarecimentos na Câmara de Vereadores / Foto: Keila Fumegali / Especial / OA

Apesar do pequeno público, foi considerada positiva a Audiência Pública realizada na noite desta quarta-feira (23), chamada pela Câmara de Vereadores. Os problemas que surgiram com a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário foram apresentados e cobradas providências da Prefeitura e Corsan para a sua rápida solução.

A primeira ação será a interrupção na abertura de novas valas, até que todas que as já executadas sejam concluídas, o que implica no asfaltamento em diversos pontos, principalmente da avenida Presidente Getúlio Vargas.

Outra questão foram as calçadas, que estão sendo arrebentadas sem a devida restauração. A empresa fotografou todas elas e garante que as entregará de acordo com a situação anterior à obra. Também houve o relato de uma série de acidentes ocorridos, provavelmente pelas más condições em que as ruas ficaram.

Mesa
O encontro com comunidade, vereadores e executivo municipal, contou com a presença do gerente local da Companhia, Carlos Leite, e do superintendente de Expansão da empresa, José Homero Finamor Pinto. Também presentes o engenheiro responsável pela obra e a empresa Encosan, contratada para executar os trabalhos.

Representando a Secretaria Municipal de Obras, o engenheiro Marco Aurélio Martins, falou do andamento dos trabalhos, ressaltou a responsabilidade da Corsan na contratação e fiscalização da obra e da obrigação da Companhia em oferecer serviço de água e esgoto à população.

Presidiu a mesa o vereador Juliano Marinho (PT), da comissão que trata da fiscalização das obras da Corsan em Alvorada, acompanhado da vereadora Irmã Sara (PMDB). Também presentes os vereadores Leandro Tur (PT) e Professora Nadir Machado (PTB).

Superintendente se mostrou surpreso com relatos / Foto: Keila Fumegali / Especial / OA
Superintendente se mostrou surpreso com relatos / Foto: Keila Fumegali / Especial / OA

Surpresa
Em sua fala o superintendente Finamor, se mostrou surpreso com os relatos das obras da Companhia em Alvorada. “Nosso trabalho é atender a comunidade e deixá-la satisfeita e se há problemas, serão corrigidos (…) É muito bom que os engenheiros, tanto da Corsan como da empresa, estejam aqui ouvindo todos esses relatos, que são preocupantes”, afirmou.

Ele lembrou ser essa uma das maiores intervenções da Corsan no Estado, tendo como resultado um sistema de recuperação de esgoto dos mais modernos que existem. A Estação de Tratamento de Esgoto de Alvorada já está concluída, apenas aguardando as ligações que serão possíveis após a conclusão dessa grande obra.  “Alvorada terá orgulho do que vai acontecer por aqui”, garantiu.

Por fim, Juliano Marinho lamentou que os transtornos estejam sobrepujando à obra. Ficou definido, ainda, que a Comissão da Câmara se reúne com os engenheiros da Corsan e Encosan na segunda-feira (28), quando acontece visita aos pontos mais críticos da cidade.

Fonte: O Alvoradense