Fotos: Katharina Jung
Fotos: Katharina Jung

Você que gosta de literatura, se aventura na escrita e tem interesse em trocar experiências e potencializar seu texto! Estarei ministrando uma oficina de sensibilização literária e escrita criativa, a partir de abril, no formato on line com duração mínima de um mês e com um encontro semanal de uma hora (1h).

Vamos trabalhar a prosa ficcional e a poesia. A oficina oportunizará a produção e discussão de textos a partir de temas propostos pelo coordenador, além de sugestões de leituras imprescindíveis para o exercício de escrever.

A oficina não visa a profissionalização do escritor. Porém, a potencialização da qualidade literária de seu texto, a clareza da forma estética, na arte de se expressar em palavras, a sua mensagem, e o melhor que emerge de cada ser através dela.
Literatura exige método, foco e depuração da linguagem.

Um mergulho e aprofundamento em nossas incertezas, afim de que possamos produzir um texto que verdadeiramente nos represente e que tenha não só os elementos literários necessários e específicos, como também os pertinentes à escrita.

Atenção: apenas seis vagas disponíveis!

Período de atividades:
Turno manhã, uma vez por semana, horário e dia a combinar

Os interessados em participar, maiores informações e valor do investimento, contate através do email zucacouto@gmail.com e do Whats 051-9821-88902.

***********

Entrevista com o professor e escritor José Couto

Excelente entrevista! José Couto me paralisou com tanto conteúdo de qualidade em uma entrevista/depoimento tão poéticos, que a sua leitura nos dá a exata dimensão do prazer estético em lê-lo. Quando pensamos que já tivesse dito tudo, ele novamente nos surpreende com um depoimento revelador de seu lirismo. E isso impulsiona, emociona e incentiva a todos nós, os que se iluminam com tanta luz sobre nossos dedos, para que não percamos o olhar criativo da escrita quando tentamos achar a folha em branco para produzirmos em meio a escuridão e caos em que vivemos. Parece deixar claro o que o nosso amigo em comum, Paulo Bentancur dizia: a única salvação é escrever. José Couto é definitivamente um “grande poeta”.
Artur Madruga (Alquimera Grazak)

*

Ótima entrevista! Alma generosa. Madura. Os poemas? Ah, conheço esta escrita de longa data! Parabéns!
Elba Maria Bay

*

O conteúdo das suas respostas é pura poesia!
Chris Herrmann Kuhn

*

Que belo trabalho das garotas do Blog Boca a Penas! Parabéns ao Blog e ao querido Mestre e Poeta Dom Jose Couto, sempre tão pertinente!
Antonio Torres

*

Mestre!
Luiza Cantanhêde

*

Fantástico! Uma importante introspecção do que realmente somos e pensamos do que escrevemos e do que pretendemos passar para os leitores. Poucas vezes nos dedicamos ao nosso interior para até mesmo reciclar valores e fortalecer ideias. Jose Couto, é com certeza “pessoas que fazem a diferença”. Obrigado adorei mestre!
Silvia Vasconcellos

*

Qual o papel do poeta na sociedade? JC: “E é suficiente, para o poeta, ser a má consciência do seu tempo.” (Saint-John Perse)
Acredito nisso! ^_^ ^_^ Aqui está a medida… É preciso ser forte para aceitar esse papel e mais forte ainda para não fugir! Jose Couto, eu o admiro ainda mais e pelas mesma razões desde o início ;) Adorei a entrevista toda! Depois EU CONTA compartilha…
Antonio Baltazar Gonçalves

*

EXCELENTE ENTREVISTA; MELHOR AINDA O POEMA “O TEMPLO”!PARABÉNS !!!
João Carlos Silva

*

Muito bom! José Couto é um grande poeta e divulgador da poesia contemporânea e merece todo o destaque! Parabéns! Excelente entrevista!
Lázara Papandrea

**********

“A poesia tem sido historicamente o antídoto para os excessos de perversas desumanidades, da opressão, das desigualdades, para o bem ou para o mal. Mas não é fundamentalmente esse seu papel. Porém, a poesia tem ajudado a refletir e questionar essas inquietações. Não há nada mais complexo e obscuro que a alma humana.” (Jose Couto)

1475981_966032636743918_1677305378399669961_n

Leia a entrevista completa com o professor, jornalista e poeta Jose Couto no Blog do Boca a Penas.