Tela maior permite verificar com maior facilidade o saldo do cartão | Foto: Divulgação / OA

A empresa de ônibus Soul deverá instalar ainda em setembro mais 45 validadores em seus ônibus. O novo equipamento está em fase de teste desde maio e tem como principal vantagem possuir um sistema de fotos que coíbe fraudes com cartões. A nova tecnologia estará à disposição de toda frota (Soul e Val) já no primeiro semestre de 2015.

O sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado na Soul em 2007, desde então a direção da empresa luta contra o uso indevido de cartões gratuitos ou que contenham desconto na tarifa (escolar, por exemplo) por pessoas que sejam titulares do mesmo, fraude mais comum até então.

“Ao identificar esse uso indevido informamos aos órgãos gestores para que sejam tomadas as providências necessárias, além de orientar os usuários sobre o uso indevido”, explica o Diretor Executivo da empresa, José Antônio S. Ohlweiler. Segundo ele, a busca de novas tecnologias que contribuam para a evolução do transporte coletivo motivou a empresa a pensar no novo equipamento. “Este novo validador terá um sistema que visa coibir fraudes e também terá GPS para rastreamento dos veículos”, contou.

O controle antifraude funciona por meio de um sistema de reconhecimento facial. No momento em que usuário passa a roleta, o validador registra a foto do usuário e a envia para um sistema que compara a foto do usuário que passou a roleta com a foto do cadastro. “Desta forma é possível identificar o uso indevido do cartão por pessoas que não sejam as titulares”, concluiu Ohlweiter.

Dessa forma, a empresa terá mais agilidade no envio de informações, mais segurança e reduzirá o número de fraudes, enquanto que o usuário saberá se o seu cartão está sendo usado corretamente.

O visor do novo validador também está diferente; maior, o espaço terá sete polegadas e vai conter informações como a data de aniversário do usuário, por exemplo. No momento, o nov validador está operando em fase de teste em um veículo da Soul e em um da VAL, além de outras empresas da região metropolitana.

cronograma-infografico

Fonte: O Alvoradense