O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) agendou para esta segunda-feira, um curso de capacitação a fim de reativar e reorganizar o órgão de trânsito de Alvorada, que teve o credenciamento suspenso em setembro, por irregularidades na administração. Na terça-feira, uma reunião do Pleno do Cetran/RS põe em votação a reativação do órgão de trânsito.

O curso deve começar às 9h e se estender até as 18h, nas dependências do Sest/Senat, em Porto Alegre. Servidores do Cetran/RS e do Detran/RS vão ministrar os módulos. O presidente do Cetran/RS, Jaime Pereira, deve repassar as orientações sobre legislação e teste de etilômetro.

A Prefeitura chegou a entrar com um mandado de segurança questionando a decisão do Cetran, no início de novembro. Desde o descredenciamento, a fiscalização passou a ser feita pela Brigada Militar, porém, sem a emissão de multas.

Entre as irregularidades encontradas após uma auditoria feita no órgão de trânsito, a falta de uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e a existência de mais de mil processos parados desde 2008. O descredenciamento ainda teve como motivação uma sentença judicial que determinou o desligamento dos controladores eletrônicos de velocidade e a suspensão do contrato com a empresa Eliseu Kopp, no fim de agosto, em função de indícios de fraude e direcionamento na licitação.

Fonte: O Alvoradense