Nesta terça-feira (8), foi divulgado pelo Governo do Estado o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. A partir do dia 16 de dezembro, proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul podem realizar o pagamento com desconto.
Conforme o calendário, pagamentos feitos até o dia 30 de dezembro recebem 3% de desconto pela antecipação, além de ter a manutenção da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS). Após a virada do ano, está prevista atualização de 3,5%.
Além disso, podem ser obtidos descontos através programas como o Bom Motorista: 15% de desconto para quem não tiver levado multas entre 1º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2020, 10% de desconto para motoristas sem infrações desde 1º de novembro de 2018 e 5% de desconto para proprietários sem multas desde 1º de novembro de 2019.
Descontos também podem ser obtidos pelo programa da Nota Fiscal Gaúcha, o Bom Cidadão. Os valores variam de acordo com a quantidade de notas fiscais registradas no CPF: 5% para quem tiver 150 notas ou mais, 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas e 1% para proprietários com 51 a 99 notas fiscais.
Também está disponível o parcelamento do IPVA 2021, mas para isso é obrigatório o pagamento em três vezes, com pagamento da primeira parcela até 29 de janeiro de 2021. Quem optar pelo parcelamento também pode contar com os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiver direito.
O calendário de pagamento vai até 26 de abril de 2021, e é seguido conforme o número final da placa do veículo.
Serviço
Quem paga: todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2002.
Como pagar: para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes).
Todas as dúvidas podem ser esclarecidas através do site: www.ipva.rs.gov.br