Além dos chocolates, comércio projeta alta nas vendas de móveis, eletrodomésticos e materiais de informática | Foto: Marcelo Matusiak/PlayPress/Divulgação/OA
Além dos chocolates, comércio projeta alta nas vendas de móveis, eletrodomésticos e materiais de informática | Foto: Marcelo Matusiak/PlayPress/Divulgação/OA

O comércio varejista gaúcho deve crescer de 6% a 7,5% no mês de abril e os produtos tradicionais da data, como ovos de chocolate, bombons e pratos a base de frutos do mar não são os únicos responsáveis pelo índice projetado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

Outros segmentos vão impulsionar o varejo neste período, já que, segundo a entidade, os hábitos de consumo para o feriado têm apresentado mudanças, e os chocolates não são mais a única opção de presente procurada.

“Apesar de a maioria das crianças ainda escolher muitos ovos, especialmente os que acompanham brinquedos, alguns adultos tem optado por comprar outros presentes, como eletrônicos, perfumes, e outros produtos tradicionais de datas como natal e dia dos namorados. Algumas vezes eles vêm acompanhados por chocolates com preços mais acessíveis do que os ovos, como bombons”, comenta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

As vendas de móveis, eletrodomésticos e materiais de informática entraram nas opções de consumo do período, como presentes substitutos ou complementares. Na Páscoa de 2013, o segmento de computação registrou alta de 35,6% nas vendas. As lojas de cosméticos e produtos farmacêuticos também se beneficiam com a festividade, com vendas alcançando crescimento de 12,5%.

Fonte: O Alvoradense