.
.

Depois de um final de semana de frio e vento que chegou a derrubar sete postes no bairro Umbu a semana começa com predomínio de sol, mas com temperaturas típicas de outono. A massa de ar frio que ganhou força no final de semana permanece sobre o Estado pelo menos até o fim dessa semana.

As menores mínimas são esperadas no Oeste, Noroeste e no Norte do Estado, onde o ar estará mais seco, até com marcas ao redor de 0ºC. Nestas áreas pode gear. A tarde é agradável e o vento sopra mais fraco.

Alvorada registrou madrugada e amanhecer com mínima em torno dos 12ºC e a máxima não deve ultrapassar os 23ºC. Apesar do sol a presença constante de vente mantém a sensação térmica em torno dos 17ºC.

A MetSul confirmou que tornados atingiram três municípios do Norte gaúcho no início do sábado, após análise das imagens de danos, dados e depoimentos. Os piores estragos se deram em Erebango e Tapejara que tiveram as suas áreas urbanas afetadas com danos estruturais totais em alguns casos.

Há a possibilidade que tenha sido o mesmo tornado a afetar as duas cidades. Os danos foram condizentes com tornado F1 (117 a 180 km/h) a F2 (181 a 250 km/h) na escala Fujita. Tornado ainda atingiu a zona rural de Soledade com estragos importantes e foi classificado como F1.

As condições eram ideais para formação do fenômeno, com avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical; e a presença no Norte do Estado de uma corrente de vento em baixos níveis da atmosfera, o que traz padrão divergente de vento e que favorece a formação de tornados. Na semana passada, tornado já havia ocorrido em Marques de Souza, no Vale do Taquari. O fenômeno é raro em abril.

Fonte: O Alvoradense