Foto: Divulgação / Arquivo / OA

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que possui Campus em Alvorada, está classificado entre as melhores universidades do mundo no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). A relação 2021/2022 foi divulgada nesta segunda-feira (26), citando outras duas mil instituições de diferentes países, sendo as três primeiras colocadas em nível mundial as norte-americanas Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University.

O IFRS aparece na posição 1.528 em nível mundial, acima da colocação ocupada no ano de 2020, que foi a 1.543. Se considerado apenas o ranking de performance na pesquisa, o Instituto aparece em 1.459, também acima da posição de 2020, que foi a 1.466. Neste ano, 56 instituições brasileiras figuram na relação, estando o IFRS na 41ª posição e sendo o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Conforme o CWUR, a metodologia do ranking considera quatro áreas: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho da pesquisa. O IFRS destacou-se no desempenho da pesquisa, baseado em resultado da pesquisa, medido pelo número total de trabalhos de pesquisa; publicações de alta qualidade, medidas pelo número de trabalhos que aparecem em periódicos de primeira linha; influência, medida pelo número de trabalhos que aparecem em periódicos altamente influentes e citações, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados.

IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios gaúchos. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.

No total, são mais de 20 mil alunos em cursos regulares e 200 opções de cursos. E em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios.

Fonte: IFRS

- PUBLICIDADE -