Plataforma de leitura atende 13 escolas estaduais em Alvorada

Elefante Letrado, em parceria com a Seduc, beneficia cerca de quatro mil alunos

Foto: Divulgação / OA

Segue em 2022 a parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a plataforma Elefante Letrado, que oferece um ambiente digital que apoia a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Em Alvorada são mais de quatro mil crianças distribuídas em 13 escolas da Rede Estadual de Ensino, além de mais de 200 mil em todo o Rio Grande do Sul.

Com o Elefante Letrado, os estudantes têm acesso a uma biblioteca digital de A a Z, com mais de 700 títulos em português. O acervo literário, selecionado por meio de curadoria especializada, conta com diferentes gêneros e complexidades, e está organizado em cinco níveis de habilidades. Ao final das leituras, os alunos realizam jogos pedagógicos, respondem a atividades de escrita, gravam suas leituras e muito mais. Aos professores e gestores educacionais, a plataforma fornece relatórios atualizados para acompanhamento do desempenho de seus alunos.

Para disfrutar de todo o acervo de maneira mais fácil, os estudantes recebem uma carteirinha de acesso para que possam encontrar o acervo de maneira prática através do site ou do aplicativo do Elefante Letrado.

Elefante Letrado

Presente em 558 cidades brasileiras e em nove países como língua de herança, a plataforma de leitura digital Elefante Letrado conta com mais de 10 milhões de livros lidos desde a sua fundação, em 2013.

São disponibilizadas obras de diferentes gêneros textuais (contos, poesias, crônicas, fábulas, entre outros), classificados de acordo com níveis de proficiência do leitor. Os estudantes fazem seu próprio percurso de leitura, escolhendo entre títulos variados e avançando nos diferentes níveis à medida que realizam os jogos de compressão leitora, que estão alinhados aos descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, os professores têm acesso, em tempo real, a relatórios de desempenho dos estudantes, permitindo que educadores e alunos reflitam sobre o progresso nas diferentes habilidades de leitura.