Polícia Civil prende mentora de grupo de sequestradores

Organização criminosa chegou a atuar em Alvorada em 2017

2273

A Polícia Civil cumpriu mais uma etapa da Operação Kick, com a prisão dos principais envolvidos nos casos de extorsão mediante sequestro, realizados por uma organização criminosa com ramificações no RS e em Santa Catarina. Entre eles uma mulher, considerada a mentora do grupo.

A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu duas pessoas na tarde de quarta-feira (10), em Criciúma / SC, um homem e a mulher já citada, ambos da mesma família. Contra eles havia diversos mandados de prisão, por sentença penal condenatória e preventiva. Ao todo foram seis mandados, oriundos de comarcas catarinenses e gaúchas.

Ao longo das investigações desta operação, iniciadas em 2019, cerca de 94 pessoas físicas e jurídicas foram investigadas pela Polícia Civil gaúcha e há suspeitas de que, além do crime de extorsão, também estejam envolvidos em outros delitos. Operação anterior de 2017, denominada Cotton, também sobre o mesmo crime, indicam que se trata da mesma organização criminosa, que sobreviveu à primeira investida policial.

Nos dois casos, os responsáveis pelo contato com as vítimas antes do sequestro ser iniciado e, após, negociando o preço de resgate, referiam-se a às vítimas como “gado”. O grupo criminoso deixava clara a intenção de agredir as vítimas, para que o valor fosse pago.

O dinheiro recebido era depositado em contas bancárias, de onde seguia para outras contas e, até mesmo, para casas de câmbio fora do Brasil, sendo sacados em espécie.

Alvorada

Em sua passagem pelo Estado em 2017, a quadrilha esteve em Alvorada. Em maio daquele ano um homem foi preso em flagrante no município por indícios de participação de um sequestro realizado em fevereiro do mesmo ano, quando três empresários catarinenses foram atraídos para a cidade para a aquisição de falso maquinário agrícola.

Também em maio de 2017, dois empresários paranaenses foram liberados de um cárcere, quando um homem foi preso em Alvorada.