Curso será ministrado na sede da Uama / Foto: Divulgação / OA

Com o objetivo de preparar os estudantes alvoradenses para as provas de vestibular, a União das Associações de Moradores de Alvorada / Uama e o Coletivo Anti-racismo Minervino de Oliveira estão organizando o projeto Pré Vestibular Popular.

Para debater o assunto e organizar o projeto, acontece na quinta-feira (19), às 18h, a palestra “A importância da inserção no ensino superior pelas classes populares”, ministrada pelo educador e militante da Resistência Popular, Pablo Silva Figueiredo.

O evento é dirigido aos trabalhadores, professores e ativistas sociais e acontece na sede a Uama, rua Tobias Barreto, 324, bairro Bela Vista. Serve como atividade de formação e motivação aos presentes, interessados em construir um espaço alternativo e coletivo de educação.

Já há professores e apoiadores de Alvorada e Porto Alegre parceiros do projeto, sendo os estudante selecionados, principalmente, nos bairros mais carentes da cidade, nas escolas públicas e também com participação das associações ligadas à UAMA.

Em seu esboço, o projeto Pré Vestibular Minervino de Oliveira diz que pretende “fomentar entre jovens e adultos das periferias de Alvorada a cultura da continuidade dos estudos através do Ensino Superior, principalmente em instituições públicas”.

Este projeto está sendo planejado a partir de experiências similares, como Pré-Vestibular Popular Zumbi do Palmares e o PVP da Restinga. Integrantes destes e outras iniciativas semelhantes participam.

Fonte: O Alvoradense