Pepe Vargas falou sobre os avanços dos direitos humanos para pessoas com deficiência | Foto: Prefeitura / Divulgação / OA
Pepe Vargas falou sobre os avanços dos direitos humanos para pessoas com deficiência | Foto: Prefeitura / Divulgação / OA

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, esteve em Alvorada nesta sexta-feira (26). Ele liderou uma aula magna do curso técnico de libras, do Campus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O ministro tratou de diversos temas sobre os Direitos Humanos, e salientou a necessidade de “construir uma cultura de tolerância, de paz e de respeito ao outro”.

Pepe Vargas informou na palestra que o Governo Federal tem o objetivo de implantar Centrais de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (CIL). Com a medida, seria possível garantir atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência auditiva, além de facilitar o acesso aos serviços públicos. O ministrou também chamou atenção para o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, baseado no acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

A palestra aconteceu em uma aula magna do curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação de Libras. A capacitação é feita pelo Campus Alvorada, do IFRS. O encontro foi no salão nobre da prefeitura. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito Professor Serginho e a Deputada Estadual Stela Farias.

Fonte: O Alvoradense