Demora gerou muita reclamação e princípios de tumulto ao longo da manhã | Foto: Jonathas Costa / OA

Por meio de nota divulgada no final da manhã desta sexta-feira (01) a prefeitura de Alvorada negou que as fichas para autorização de exames são distribuídas apenas no dia 1º de cada mês. No início do dia, uma fila de quase 300 metros de extensão se formou em frente ao PAM 8 por pacientes em buscas de fichas o que gerou tumulto e muita reclamação.

Uma funcionária ficava na porta do prédio controlando a entrada das pessoas e informava a todo momento que as fichas seriam distribuídas apenas no dia de hoje. Na rua, vários pacientes relataram que a restrição para as autorizações ocorre desde o mês passado, apesar da nota divulgada nesta manhã pela prefeitura.

Também contrariando as informações divulgadas no texto, os pacientes relataram que as fichas eram limitadas e temiam sair da fila sem a autorização para realizar exames simples como de sangue, fezes e urina.

A prefeitura atribuiu a confusão a um servidor que, segundo o órgão, já foi afastado das suas atribuições.

Confira o texto na íntegra:

SOBRE A FILA PARA AUTORIZAÇÕES DE EXAMES QUE SE FORMOU NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA, 01 DE AGOSTO, A PREFEITURA DE ALVORADA INFORMA QUE:

1- TODAS AS PESSOAS QUE FORMARAM A FILA NESTA TERÃO SEUS EXAMES AUTORIZADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

2 – A SECRETARIA MANTERÁ AUTORIZAÇÃO DE EXAMES TODOS OS DIAS DA SEMANA. NÃO É VERDADE A INFORMAÇÃO QUE O SERVIÇO É PRESTADO SOMENTE NO DIA 01 DE CADA MÊS.

3 – O PRINCÍPIO DE TUMULTO E A INSATISFAÇÃO MANIFESTA PELAS PESSOAS NA FILA PELA MANHÃ FORAM GERADAS A PARTIR DE INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS QUE PARTIRAM DE UM SERVIDOR. O SERVIDOR JÁ FOI AFASTADO DE SUAS FUNÇÕES.

Fonte: O Alvoradense