A Secretaria de Saúde de Alvorada realiza na quarta-feira (27) o Dia D de combate à dengue. Ações informativas e educativas serão realizadas na Praça Leonel Brizola, em frente à Prefeitura, das 9h às 17h.

Entre as ações programadas estão a distribuição de material informativo de prevenção à doença junto a motoristas, pedestres e comerciantes, além de mostras de larvas do mosquito transmissor da doença.

Foram constatados este ano na cidade 670 focos de larvas, mas, de acordo com a prefeitura, os mosquitos não estão contaminados com o vírus da doença.

Agentes da vigilância em saúde municipal realizam durante todo o ano visitas a prédios, residências e locais públicos para avaliar possíveis focos e informar a população. Os profissionais estão identificados com crachás contendo brasão da prefeitura, foto, nome, colete, pasta e boné.

Período é de alerta
A prefeitura alerta que os cuidados com criadouros do mosquito Aedes Aegypti devem ocorrer durante todo o ano, inclusive durante o inverno. No entanto, são nos períodos da primavera e do verão que a temperatura é mais adequada ao desenvolvimento das larvas, o que favorece o aumento das populações do mosquito e, consequentemente, aumenta o risco de epidemia da doença.

A dengue é uma doença causada por vírus, sendo este transmitido exclusivamente pela picada do mosquito Aedes aegypti. Como grande parte da população de Alvorada desloca-se diariamente a Porto Alegre, município onde houve circulação do vírus, com 218 casos confirmados em 2013, é fundamental a colaboração de todos na eliminação e prevenção de novos focos.

Entre as medidas que a população deve tomar estão eliminar pratinhos de plantas, guardar garrafas com o gargalo virado para baixo, guardar pneus em locais cobertos, desobstruir calhas, lavar duas vezes por semana bebedouros de animais e destinar adequadamente o lixo reciclável.

Em abril deste ano, cerca de 40 soldados do Exército realizaram visitas em vários bairros da cidade acompanhados dos agentes de saúde.

cuidados-dengue-infografico

Fonte: O Alvoradense