Reunião ocorreu na tarde desta domingo (25) no gabinete do prefeito | Foto: CCS/OA
Reunião ocorreu na tarde desta domingo (25) no gabinete do prefeito | Foto: CCS/OA

Com ruas e casas já sendo atingidas no bairro Americana, na zona Norte da cidade, pelas águas represadas do Rio Gravataí, a prefeitura anunciou no início da noite deste domingo (25) que vai mover uma ação na justiça para obrigar a abertura das comportas.

• FOTOS: Veja a situação no bairro

O dique construído em Porto Alegre, próximo à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), agrava a situação dos moradores de Alvorada.

No ano passado as comportas foram abertas duas semanas depois da água começar a tomar as ruas do bairro. O resultado foi uma enchente histórica, que atingiu centenas de pessoas, deixando várias localidades sem água e luz por dias.

Para evitar uma calamidade semelhante, a prefeitura realizou nesta tarde uma reunião de emergência. Secretários e representantes da Brigada Militar e da Defesa Civil do município definiram ações para ajudar as famílias.

Em nota divulgada em seu site, a administração municipal prometeu entrar com “uma robusta ação na justiça para que as comportas sejam abertas”.

Confira a nota na íntegra:

A defesa civil de Alvorada, que atendeu pedido do Prefeito Professor Serginho e se reuniu na tarde deste domingo em seu gabinete, entrou em contato hoje pela tarde com o Coronel Teixeira, da defesa civil da Região Metropolitana para que sejam abertas as comportas da Fiergs, para evitar represamentos de água na região de Alvorada. Conforme resposta, o município entrará com uma robusta ação na justiça para que as comportas sejam abertas.

Fonte: O Alvoradense