“O material do poeta é a vida”. Com a frase de Vinicius de Moraes como inspiração, a edição de 2013 do concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas, promovido pela TV Escola, dá a crianças e adolescentes matriculados na escola a missão de criar um poema e integrá-lo a um vídeo de até dois minutos criado em equipe.

A premiação, que tem inscrições até 16 de agosto, irá selecionar dois vídeos ganhadores: o mais acessado e o campeão pela escolha do júri. Os autores do primeiro receberão a visita da TV Escola para a gravação de uma reportagem em sua instituição de ensino e os do segundo ganham uma viagem para o Rio de Janeiro, onde irão conhecer a sede da TV Escola e vão participar de uma reportagem sobre o universo de Vinicius. 

• Saiba mais: Leia o regulamento do concurso

Cada equipe pode ter até quatro integrantes, sendo ao menos um deles um professor. O vídeo pode ser gravado com telefones celulares, máquinas fotográficas digitais ou filmadoras e tem formato livre.

Com o material pronto, seus autores devem publicar o vídeo no YouTube e enviar um e-mail para tvescola.videos@mec.gov.br, com os dados do vídeo, do grupo e de sua escola. Os vídeos também podem ser enviados pelo correio.

Os vencedores serão anunciados durante a 10ª Semana de Poesia, entre 16 e 20 de setembro.

Assista ao vídeo de divulgação do concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas: 

Fonte: Agência Brasil