A esposa do governador José Ivo Sartori irá licenciar-se do cargo de deputada para poder assumir o gabinete | Foto: ALRS / Divulgação / OA

A primeira-dama do Rio Grande do Sul, Maria Helena Sartori, foi nomeada secretária de Estado Extraordinária nesta sexta-feira (13), de acordo com publicação do Diário Oficial do Estado. Ela assume oficialmente o Gabinete de Políticas Sociais do Governo.

A esposa do governador José Ivo Sartori irá licenciar-se do cargo de deputada para poder assumir o gabinete, conforme a lei. Na eleição de 2014, Maria Helena fez 31.234 votos e ficou segunda suplente da bancada do PMDB. Com a nomeação de Fábio Branco e Juvir Costella para o secretariado, ela assumiria nesta quinta-feira o seu mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa, mas abriu mão do cargo.

A ex-parlamentar abriu mão de 50% da remuneração por exercer duas funções simultâneas, como secretária e primeira-dama. O Gabinete de Políticas Sociais deve ser responsável por medidas relacionadas às atividades comumente destinadas às primeiras-damas, pelas quais não seria remunerada.

Fonte: Correio do Povo