Apresentação dos alunos da APAE durante o Fórum / Foto: Divulgação / OA

O primeiro Conselho Municipal das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades foi formado na quarta-feira (13), durante o II Fórum Municipal sobre o tema. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Reginaldo Rocha.

O fórum contou com palestras, debates e ações culturais, e com a participação de cerca de 100 pessoas. Destaque para a apresentação cultural da APAE de Alvorada, que surpreendeu os presentes, entre eles o prefeito Professor Serginho e a diretora técnica da Faders, Marilu Mourão.

Adilson Corlassoli, vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, palestrou sobre a formação de políticas públicas para pessoas com deficiência.

O Conselho Municipal foi criado em 2007, pela lei nº 1.852, e agora sofreu alterações em seu artigo 8º. A mudança reforça os direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades e implica em modificações na composição do conselho, que deve ser preenchido  por sete representantes de entidades não governamentais, comunitárias, grupos relacionados direta ou indiretamente com a área de pessoas com deficiência e altas habilidades, e sete membros do município, sendo representantes das Secretarias de Cultura e Turismo, Direitos Humano, de Educação, de Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana, do Trabalho e Desenvolvimento Social, de Planejamento Urbano e Habitação.

Fonte: O Alvoradense