Foto: Divulgação / OA

Iniciado em 2014, o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), é uma parceria da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que tem foco na prevenção, atendendo jovens de 15 a 24 anos que vivem em áreas de grande vulnerabilidade e altos índices de criminalidade.

Em Alvorada, as ações acontecem no Centro da Juventude, bairro Maria Regina, e, em meio à pandemia, se voltam ao enfrentamento à violência contra a mulher, que notadamente cresceu nos últimos meses com o isolamento domiciliar imposto pela quarentena.

Já aconteceram duas lives na página do Facebook do POD, como parte da Campanha #PODPelaVida, lançada em 22 de abril e organizada, além de Alvorada, pelos Centros da Juventude Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Restinga e Cruzeiro e de Viamão.

A campanha já produziu kits de proteção, máscaras, sabão, álcool gel e refeições, e também arrecadou doações de alimentos para pessoas necessitadas.

A partir de julho, a segunda fase da campanha passou a centrar esforços na conscientização e na disseminação de informações corretas contra as fake News

A campanha, que segue até o final da pandemia, concorre a um prêmio internacional do BID como exemplo de boas práticas.