Foto: Divulgação / OA

O Alvoradense inicia um especial de entrevistas com os presidentes municipais dos partidos de Alvorada. A primeira matéria será com Jussara Mendes, presidente municipal do PSD, partido que tem como pré candidato Juliano Marinho, presidente da Câmara de Vereadores. O Alvoradense espera a resposta dos demais presidentes partidários para dar sequência às entrevistas.

Como o atual cenário político da cidade impactou ou impacta na escolha do candidato?

Jussara Mendes: Alvorada, já vinha enfrentando sérias dificuldades econômicas, sociais, administrativas e estruturais, mesmo antes da pandemia. Agora, com a Covid, há um agravamento da situação em todas as áreas da cidade. O que nos remete à necessidade de mudanças.
E o pré candidato do PSD representa isso, além de ser um político jovem, é ao mesmo tempo experimentado na gestão e na atividade parlamentar, tem uma trajetória sólida.
Já nas principais candidaturas adversárias, por outro lado, há políticos tradicionais, que já foram prefeitos em mais de uma oportunidade no passado. E essas figuras políticas tradicionais, lamentavelmente, tendem a repetir uma forma de governar que está ultrapassada, que não funciona mais.
É momento de uma nova história para Alvorada.

Como está a mobilização interna do partido pela escolha do candidato? O candidato já foi escolhido? Quais os apoios (partidos) desta pré-candidatura?

Jussara Mendes: O PSD já realizou suas definições internas e o nosso candidato a Prefeito é JULIANO MARINHO.
Juliano, que é Presidente da Câmara Municipal, e se destacou no enfrentamento à pandemia da Covid-19 desde o início com informações, orientações, atitudes e propostas legislativas, é um político sempre presente, que vive o dia a dia de Alvorada, atuante e propositivo, por isso a receptividade tem sido muito boa junto aos partidos e aos diversos segmentos da cidade.

O partido trará um candidato com quais qualidades? Qual é a aposta do partido com seu candidato? A preferência do partido nessa eleição será por um candidato “novo” ou um mais experiente?

Jussara Mendes: O Juliano Marinho, nosso candidato, é vereador de dois mandatos, atual Presidente da Câmara de Vereadores, com relevante experiência em gestão pública. Juliano tem atuação reconhecida na preservação da vida no combate à pandemia do coronavírus e também equilibra juventude e experiência, o que é relevante para Alvorada que precisa de mudança e ao mesmo tempo de confiança e segurança de escolher um prefeito que tenha preparo e perfil para enfrentar as nefastas consequências econômicas e sociais que já estão advindo da pandemia.

Qual o impacto que a mudança das datas referentes à eleição terá no processo de convenção e de campanha para seu partido?

Jussara Mendes: Entendemos que as redefinições de datas foram importantes para evitar que a mobilização da companha eleitoral ocorresse nos períodos mais críticos de enfrentamento à Covid-19. Então estamos nos adaptando aos novos prazos, sempre priorizando o que seja mais seguro para a nossa população.

Como a pandemia vai influenciar no processo de campanha, no sentido da impossibilidade de aglomerações e contato direto com os eleitores?

Jussara Mendes: A pandemia impõe um novo modelo de relacionamento com o eleitor. As redes sociais terão um importante papel e serão decisivas na escolha do candidato, sendo que o eleitor terá acesso amplo ao histórico do candidato e suas propostas. Vamos observar todas as regras das Justiça Eleitoral e as medidas sanitárias, ressaltando que queremos muito ter a possibilidade de conversar com todos os alvoradenses.

Qual o impacto que o atual cenário político nacional terá em Alvorada e no que se refere ao seu partido? Seguirá a linha da política nacional?

Jussara Mendes: Nossa prioridade é encontrar soluções para os problemas de Alvorada.
Nosso esforço será por adotar um bom relacionamento com o Governo do Estado e com o Governo Federal, viabilizando a captação de recursos para o desenvolvimento da nossa cidade.
A gestão pública não pode ser apequenada por disputas político-partidárias ou preconceitos de qualquer natureza. Alvorada precisa de investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal e vamos buscar projetos e parcerias para o bem do nosso Município.

O partido tem buscado aliados para a composição de chapa para as eleições 2020? Qual o contexto que você poderia relacionar?

Jussara Mendes: Estamos em conversas de aliança com o PTB, PSB, PSDB, PODEMOS, PARTIDO VERDE, CIDADANIA, PSL e SOLIDARIEDADE.
Os partidos que farão a coalizão para a administração da cidade estão todos focados em um único objetivo: melhoria de vida para a população de Alvorada.
Estamos abertos ao diálogo com todos os segmentos, reconhecendo o trabalho, as dificuldades, as limitações e respeitando o histórico de todas as agremiações. Porém convictos de que Alvorada precisa construir seu futuro e não ficar presa ao que já passou.