Segurança nas escolas deve ser promovida para garantir qualidade no ensino | Foto: Samuel Silveira / OA

Quem pensa no desenvolvimento de uma cidade certamente alia esse desenvolvimento à qualidade da educação que é ofertada à população. Cada vez mais a população de Alvorada busca as melhores alternativas para dar a seus filhos a melhor educação possível, mas quando as condições financeiras da família não permitem o ingresso em instituições privadas é preciso buscar alternativas dentro do ensino público. A qualificação das instituições e corpo docente do ensino municipal é uma preocupações que a administração tem que ter visando ao crescimento da cidade.

Em Alvorada são 27 escolas municipais. Em 2009, ano do último Censo Escolar do Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), eram 619 professores e 17.551, das 30.197 crianças em idade escolar, matriculadas na rede municipal de ensino.

Constituir e obter resultados em educação são procedimentos lentos e que podem ser difíceis. Assim como todos os aspectos de uma adminis-tração, seja de uma casa ou cidade, o planejamento representa uma das peças-chave.

Estudos feitos através da Campanha Nacional Pelo Direito à educação apontam que no últimos anos os governos vêm destinando menos recursos para o ensino do que o necessário. E esta é uma realidade que não se limita apenas à nossa cidade. A educação constante exigida pelo mercado de trabalho determina que os sistemas educacionais pensados pela administração pública viabilizem duas condições. É o que afirma a especialista

Amélia Hamze, que em um de seus artigos destaca a importância da universalização do ensino médio e um amplo e diferenciado sistema de educação profissional pós-médio, flexível e aberto a todos.

A reforma dos sistemas educacionais dentro do país ou da cidade precisa passar por melhoras nas condições de trabalho dos profissionais da educação, além de investimentos em infra-estrutura e condições de atender todos os alunos que têm a rede pública como única alternativa. Garantir segurança, boas condições de trabalho e material para que os professores possam transmitir aos mais jovens o conhecimento necessário para o ingresso no mercado de trabalho são deveres que a administração pública deve assumir.

Fonte:  Amanda Fernandes / O Alvoradense