A Receita Federal libera hoje (15)  o dinheiro das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física do terceiro lote . Cerca de 1,099 milhão de contribuintes no país tem direito à restituição. O valor está acrescido de 2,93%.

Foram liberadas no mesmo lote as declarações de anos anteriores que estavam retidas nas malha fina desde 2008.

Para saber se teve a restituição liberada  o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal ou ligar para o Receitafone no número 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que usam os sistemas operacionais Android e iOs, que facilitam a consulta.

A restituição fica disponível no banco durante um ano.  Caso o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deve requerê-lo na pagina da Receita mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Caso o valor não seja creditado o contribuinte pode contatar pessoalmente qualquer agencia do Banco do Brasil  ou ligar para os números 4004-0001, nas capitais, e 0800-729-0001, nas demais localidades, para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte:  O Alvoradense