Redes de esgoto recebem vistoria para identificar irregularidades

Ambiental Metrosul está atuando em Alvorada e Viamão esta semana

182
Foto: Ambiental Metrosul / OA

Com o objetivo de identificar ligações irregulares das redes de escoamento da chuva às redes de esgoto dos municípios, a empresa Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, está vistoriando a rede com a técnica “fumacê”. Em Alvorada foram conferidos os poços de visita (estrutura que dá acesso às tubulações) no bairro Formoza, e em Viamão, no Jardim do Cocão e Santa Isabel. A previsão é de que as vistorias também sejam realizadas em outras regiões pelos próximos meses.

O fumacê é um método de aplicação de fumaça não tóxica nas entradas das tubulações, apontando onde há ligação direta da rede pluvial à cloacal. Quando verificada a irregularidade, o proprietário da residência é notificado e orientado a viabilizar a drenagem adequada da água da chuva.

Explicando

As redes de esgoto são feitas para receber apenas os dejetos domésticos e quando o escoamento da chuva é somado a isso há sobrecarga, causando diversos problemas como mau cheiro, o retorno do esgoto para as residências e até o rompimento da rede, além de afetar o meio ambiente.

Além da conexão direta das redes, outros maus hábitos como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes de esgoto potencializam os prejuízos ao sistema.

Como utilizar o sistema de esgoto corretamente:

– Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens etc) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto;

– Limpe periodicamente as caixas de gordura;

– Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas;

– Não descarte o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou tanque de lavar roupas. Quando vai para o esgoto, o óleo acumula nos encanamentos formando camadas espessas de gordura, entupindo as redes. Junte o resto de óleo em garrafas PET e doe para reciclagem;

– Nunca conecte a rede pluvial – que recebe água de chuva – na rede de esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e até nas residências;

– Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais. Se o esgoto vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele será lançado diretamente em rios, lagos e mares, causando a poluição dos mananciais.