A chegada de uma nova frente fria instabilizou o tempo com chuva nas últimas horas em parte do Estado, iniciando em cidades da Metade Sul. No final da manhã desta segunda, a chuva atingia vários pontos do Sul gaúcho e alguns locais do Oeste do estado.
A previsão da MetSul Meteorologia indica para as próximas horas que entre a tarde e a noite desta segunda-feira a instabilidade vai avançar pelo RS, mas as precipitações devem ser irregulares na distribuição.
Em Porto Alegre e Região Metropolitana a virada do tempo começou ainda com sol e nuvens na manhã de hoje com rajadas de vento. A chuva segue até o fim do dia na capital, mas o tempo estará mais instável e com maior probabilidade de chuva mesmo amanhã (19). Com bolha de ar quente no Centro da América do Sul e baixas pressões, a instabilidade ficará retida no Estado e recebendo energia do ar tropical que formará temporais isolados ao longo desta semana.
Haverá a sucessiva formação de áreas de instabilidade com intervalos de melhoria com sol e abafamento. Espera-se chuva em todos os dias desta semana no estado, o que não significa que choverá o tempo todo em todas as cidades na mesma hora e tampouco todas as localidades do estado devem ter chuva todos os dias nesta semana. Os acumulados de chuva só desta semana vão atingir a média histórica de chuva do mês todo em alguns locais.
Alvorada
Dados do Comitê de Apoio da Prefeitura de Alvorada atualizado na manhã desta segunda-feira (18) contabilizam 720 casas atingidas, um total de 192 mudanças de famílias para casas de parentes e amigos.
O Ginásio Municipal Anísio Teixeira, o Galpão da Nova Americana, abriga 12 pessoas. E os bairros mais atingidos seguem sendo Americana, Nova Americana, Onze de Abril e Sumaré com 120mm de água acumulados.