Porto Alegre, RS, 22/02/2013 Combate de bloqueio a dengue no bairro Partenon, em Porto Alegre | Foto: Vanessa Silva / PMPA / OA Foto: Vanessa Silva/PMPA

O Governo do Estado confirmou que Porto Alegre corre o risco de enfrentar uma epidemia de dengue nas próximas semanas. A ameaça acontece em função do período em que foram diagnosticados os primeiros casos da doença em 2013. Diferente dos anos anteriores, quando a dengue apareceu apenas no final do verão, neste ano os primeiros casos surgiram no início de fevereiro.

Em entrevista à Rádio Guaíba o secretário municipal da Saúde da Capital, Carlos Henrique Casartelli, explicou o cenário favorável para a proliferação da doença: “Ainda temos um grande período de calor e de chuva, que pode facilitar a disseminação. Temos risco de entrar numa situação de epidemia se não tomarmos os devidos cuidados”, alertou.

Segundo o levantamento da Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Alvorada é um dos 79 municípios gaúchos considerados infestados pelo mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

Até o momento foram identificados oito casos autóctone em Porto Alegre, o que significa que a vítima foi contaminada na própria cidade. Outros 26 casos considerados importados, onde a pessoa foi infectada em outro estado, foram confirmados. Os dados são preliminares.

Apesar da Capital nunca ter registrado um óbito pela doença, o risco de morte existe.

Mapa-da-Dengue

Fonte: O Alvoradense