Prazo foi estendido para recadastramento biométrico| Foto: Jonathas Costa / O Alvoradense

Com o prazo para realizar o recadastramento biométrico chegando ao fim, as filas no Cartório Eleitoral de Alvorada se tornaram constantes.

Na semana passada, por exemplo, todos os dias registaram filas com mais de 100 metros de extensão para fora do prédio do cartório. O sol forte e o calor intenso acabam se tornando vilões dos eleitores que permanecem na fila por um longo período.

Contudo, existem alternativas para realizar o recadastramento sem precisar enfrentar tantos transtornos. A melhor delas é o agendamento de horário para atendimento. O processo é simples e feito rapidamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Nele, o eleitor pode escolher o melhor dia e horário para ser atendido no cartório, o que dispensa a espera na fila.

Confira como realizar o agendamento:

1. Acesse o site http://www.tre-rs.jus.br/

2. Clique em “Revisão biométrica – agende seu atendimento nos cartórios”

3. Na nova página, clique em “Agende seu atendimento aqui”

4. Você precisará selecionar o município. Digite “Alvorada” no campo disponível.

agendar-biometria-passo-1

5. Clique na Central de Atendimento ao Eleitor de Alvorada. Aparecerá um calendário. Escolha a data que você poderá comparecer até o cartório. Os dias em amarelo estão disponíveis para agendamento, em vermelho estão lotados e em branco indisponíveis.

agendar-biometria-passo-2

6. Ao selecionar o dia, aparecerá o horário e o número de vagas disponíveis em cada horário. Escolha o horário e clique sobre ele.

7. Na nova tela, aparecerá o dia e horário que você escolheu. Estando tudo certo, insira seu nome completo, documento (CPF, RG ou Título de Eleitor), e-mail e telefone. Por segurança, responda a uma pergunta automática realizada pelo sistema. Clique em “Confirmar Agendamento”

agendar-biometria-passo-3

8. Por fim, aparecerá o cartão de confirmação de agendamento. Nele constam seus dados pessoais e o dia e horário de atendimento.

agendar-biometria-passo-4

A documentação necessária para o recadastramento é carteira de identidade, trabalho, motorista, certidão de nascimento ou de casamento ou ainda carteira de conselho profissional, além do comprovante de endereço atual — conta de luz, água, telefone, por exemplo — emitido nos últimos três meses. Em Alvorada o cartório fica na rua Viamão, 49 e o telefone de é (51) 3483-1909.

De acordo com os coordenadores do recadastramento, a coleta de dados para a biometria demora cerca de 10 minutos para ser realizada. Cidadãos com mais de 70 anos e menores de 18 anos de idade não são obrigados a votar e, portanto, não necessitam realizar o recadastramento se não estiverem dispostos a participar das próximas eleições.

Fonte: O Alvoradense