SAMU Alvorada realiza média superior a 10 atendimentos ao dia

Equipes e ambulâncias contam com sede junto ao Centro de Saúde

Foto: Giovana Agliardi / Divulgação / OA

Com duas ambulâncias e equipes compostas por servidores concursados, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Alvorada, garante cerca de 400 atendimentos de urgência a cada mês. São mais de 10 chamadas diárias, acionadas a partir da Central de Regulação do Estado, que atende os chamados do 192. Ali o médico regulador avalia a necessidade do atendimento e encaminha a ambulância adequada.

Em Alvorada, há duas equipes e duas ambulâncias, além de dois veículos reserva: Suporte Avançado, composta por médico socorrista, enfermeiro socorrista e o condutor; e Suporte Básico, que conta com enfermeiro socorrista e condutor.

A coordenadora e RT de Enfermagem do SAMU, Thallyta Ahmad Cruz, participou de transmissão ao vivo com a secretária Neusa Abruzzi, da Saúde, e esclareceu que o atendimento de urgência contempla os mais variados tipos de acidentes e intercorrências como avc, infarto, quedas…

No município a rede de urgencia e emergência inclui o Hospital de Alvorada, para onde é  encaminhada a maioria dos atendimentos.

Base

Para um melhor atendimento à comunidade e oferecer boas condições de trabalho às equipes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Alvorada está, desde 2018, com sua base junto ao Centro de Saúde, localizado na rua Wenceslau Fontoura, 232.

As ambulâncias, fabricadas em 2017 e 2019, são destinadas a diferentes atendimentos, conforme o tipo de Suporte, e as reservas, mais antigas, só são utilizadas em caso de necessidade de substituição às principais.

Ministério

O SAMU 192 é um programa do Governo Federal, ao qual as Secretarias Municipais aderem. Atualmente são 2012 municípios em todo o Brasil que possuem bases próprias.

O Ministério da Saúde renova frota a cada cinco anos e já anunciou que, ainda em 2022, deve substituir a ambulância do SAMU Alvorada fabricada 2017.