Ilustração: Governo do Estado RS / OA

A região de Porto Alegre, a qual Alvorada pertence, segue com bandeira vermelha no mapa do Distanciamento controlado do Governo do Estado.

O Gabinete de Crise publicou na manhã desta segunda-feira (25), o mapa definitivo da 38ª rodada que apresenta outras 16 regiões, no total de 17 com bandeiras vermelhas e quatro laranjas.

Mesmo com o início da vacinação no Estado, o governo considera importante o alerta para que toda a população siga mantendo os cuidados, com higienização, uso de máscara, álcool em gel e evite aglomerações.

“A pandemia ainda não acabou. Por isso, seguiremos cumprindo com o nosso papel de emitir os alertas para preservarmos vidas mantendo a maior parte das atividades econômicas funcionando”, afirmou o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior

De acordo com o mapa desta rodada, 408 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 8,9 milhões de habitantes, o que corresponde a 78,4% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 149 municípios (650,5 mil habitantes, 5,7% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.