Mesmo durante o período em que a região a que pertence Alvorada esteve classificada com bandeira laranja, os números de contaminados cresceram diariamente e não houve uma semana em que não foram registrados óbitos na cidade, conforme o Painel Coronavírus RS, publicado diariamente pela Secretaria Estadual de saúde, conforme dados fornecidos pelas autoridades municipais. No total já foram 6.626 alvoradenses infectados e 199 mortos desde o início da pandemia.
Portanto, agora que a região retornou à bandeira vermelha, causaram alvoroço as mudanças de testagem para Covid-19 promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e divulgadas em Nota de Esclarecimento na terça-feira (8) nas redes sociais da Prefeitura.
O documento afirma que, considerando a grande demanda de usuários que buscam os serviços de saúde do município para testagem, serão coletados exames de RT-PCR prioritariamente com pacientes sintomáticos respiratórios dos seguintes grupos:
– idade maior ou igual a 60 anos;
– portadores de doenças crônicas;
– gestantes e puérperas;
– trabalhadores e residentes em asilos ou casas de repouso para idosos;
– trabalhadores em saúde;
– população indígena e quilombola;
– profissionais da segurança pública e assistência social ou
– a critério médico, conforme avaliação clínica.
A nota da SMS garante, ainda, que todos os pacientes sintomáticos respiratórios seguem recebendo atendimento no Centro Intermediário de Saúde, localizado na rua Wenceslau Fontoura, Nova Americana, atrás do Ginásio Municipal.